quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Amigos e nada mais

            Amigos e nada mais
  Afinal, existe amizade entre homem e mulher?

“Quando conheci o Lucas, na faculdade um dos nossos primeiros assuntos foi se existe amizade entre homem e mulher. Manjado, eu sei. Mas acredite se quiser, foi o tema mais cabeça que surgiu numa noite em que a gente só queria dar risada. Isso faz três anos e, mesmo sem termos chegado a um acordo naquela discussão, o caso é que nós dois continuamos amigos.
O que mostra que amizade entre homem e mulher existe, né? Aliás, não ando saindo muito ultimamente, mas acho improvável que eu e o Lucas sejamos o único casal de amigos na Terra.  Bom, mas é claro que, quando as pessoas se perguntam se amizade entre homem e mulher existe, como a gente naquela noite, o que elas querem saber é se dá pra ser amiga de um cara sem que, um dia, role algo. Aí a história muda um pouco.
Vira e mexe, ouvimos alguma história de amigos que se apaixonaram. Sem querer misturar a vida com ficção nem nada, qualquer pessoa que tenha visto Harry e Sally sabe disso. Nem precisamos ir tão lá atrás (me senti tão velha agora!). Em Friends, Monica e Chandler eram super amigos e, um dia, acabou rolando.
Imagina se a Monica tivesse uma amiga que dissesse: “Tá vendo? Não dá pra mulher e homem serem só amigos”. Será? A amizade desinteressada, pura, digamos, que tenha existido entre o Chandler e a Monica deixou de ser verdadeira só porque, um dia, eles se apaixonaram?
Hum... Sei não. É estranho dizer que uma amizade entre homem e mulher era uma farsa só porque a relação deles mudou.
Não sei você, mas acho meio complicado não acreditar numa amizade só porque um dia, daqui a dois anos e duas semanas, se não chover, pode surgir uma atração. É  a mesma coisa que deixar de ser amiga de uma menina porque vocês duas fazem medicina daqui a dez anos, quando tiverem aberto uma clínica, podem brigar e não é legal brigar em ambiente de trabalho. Tá, não é a mesma coisa, mas você entendeu. O ponto é: qualquer amizade pode se transformar com o tempo, ué. Pode acabar. Pode se fortalecer. Pode acontecer de tudo, inclusive nada. E isso não  invalida o passado, invalida?
A gente costuma ter uma resistência danada a mudanças. Ficamos arrasadas ao perceber que já não é tão legal conversar com aquela amiga que já representou tanto para nós (se você não fica arrasada com isso, desculpe). Ou quando começamos a namorar e não temos mais necessidade de ver os nosso amigos cinco vezes por semana. A gente quer que as mudanças ocorram, sim, mas que, de alguma forma, tudo fique como antes.
Talvez por isso, quando ouvimos falar que dois amigos se apaixonaram, a gente leva um susto. Tudo mudou. Se tudo mudou, então nada existia antes? Ih, então não é melhor acreditar em amizade com o gênero masculino. Talvez seja melhor não ter nenhum amigo garoto. Será?
Não acho. Amizade entre homem e mulher não é impossível. Como eu e o Lucas há milhões de casais de amigos serelepes por aí. Alguns, casando. Outros, sendo padrinhos do casamento do amigo. Diferente, nossa amizade com eles pode ser. Sujeita a mudanças, certamente. Como tudo na vida. Não acha?”

Créditos à : Liliane Prata.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem...